• Drª Ivia Magalhães

Você tem candidíase recorrente?

Atualizado: 2 de Fev de 2018

A candidíase vaginal é causada principalmente pelo fungo Candida albicans, responsável por 85% dos casos. Em geral, as mulheres sentem intenso prurido (coceira) vulvar, vermelhidão, irritação, dispareunia (dor durante a relação sexual) e secreção vaginal (algumas vezes esbranquiçada e em grumos).

Para se ter uma ideia, os estudos apontam que cerca de 50% das mulheres com mais de 25 anos já apresentaram um quadro de candidíase em algum momento de suas vidas.

Aproximadamente 5% das mulheres apresentam candidíase vulvovaginal recorrente, que é definida como a ocorrência de quatro ou mais episódios de candidíase no período de 12 meses. Em geral, relaciona-se com fatores inerentes ao hospedeiro (imunológicos ou não).

Apesar de se manifestar na região vaginal, pode ter diversas causas. Por isso o ser humano deve ser visto sempre como um unidade indivisível.

Utilizar remédios que só atacam os efeitos da candidíase, mas sem diagnosticar e tratar a causa do seu surgimento, dificilmente livrará o paciente dos episódios recorrentes.

O tratamento com antifúngico, quando bem indicado, deve ser feito (sempre com prescrição médica), porém podemos investigar melhor outras alterações que podem predispor essa paciente à candidíase de repetição.

Várias são as causas candidíase de repetição, sendo algumas delas: • Alterações do sistema imunológico; • Disbiose instestinal (desequilíbrio da flora intestinal); • Estresse; • Diabetes; • Uso de antibióticos; • Anticoncepcionais; • Alimentação inadequada; • Alterações hormonais.

Espécies de Candida residem como comensais, fazendo parte da microbiota normal dos indivíduos saudáveis. Todavia, quando há uma ruptura no balanço normal da microbiota ou o sistema imune do hospedeiro encontra-se comprometido, as espécies do gênero Candida tendem a manifestar-se em excesso, tornando-se patogênicas.

Procure ajuda profissional sempre! É indispensável olhar o indivíduo como um todo e sempre procurar as causas! O médico sempre irá ajudar, mas é necessário que você faça a sua parte.

O tratamento deve ser preventivo, preditivo, personalizado e participativo. Só funciona se o paciente realmente participar desse processo. Oferecemos as ferramentas, baseadas em evidências científicas e com conhecimentos consolidados (Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida/Colégio Americano de Medicina Preventiva) para ir além de diagnósticos e remédios, levando à transformação de vidas de uma forma plena e à reversão de muitos quadros. Nosso objetivo é levar nossos pacientes ao equilíbrio físico, mental e social.

Para tanto, a atuação isolada do médico não é suficiente em muitos casos. Por essa razão, construímos uma equipe multidisciplinar composta por médica, nutricionistas, personal diet, educadores físicos, coach em saúde, dentre outros profissionais. Todos atuando de forma conjunta em prol de melhorar a vida dos pacientes.

Siga-nos no Instagram e não perca nenhuma das nossas dicas: https://www.instagram.com/dra.iviamagalhaes/

Acompanhe nosso Facebook: https://www.facebook.com/dra.iviamagalhaes/


AGENDAMENTOS OU INFORMAÇÕES:


Telefone: (71) 3901-0159 WhatsApp: (71) 99706-8517 Email: contato@iviamagalhaes.com.br www.iviamagalhaes.com.br Atendimentos: Salvador/BA | Maceió/AL


Av. Tancredo Neves, 2915, CEO Salvador Shopping, Torre Nova Iorque, sala 1702 - Caminho das Árvores - Salvador, BA, Brasil - 41820-021

Drª. Ivia Magalhães

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 por Ivia Magalhães.