História

Nunca me senti confortável apenas em receitar medicamentos para os meus pacientes. Sempre soube que poderia fazer algo a mais pela vida deles. Não sentia que meu trabalho estava completo. Sempre acreditei que os melhores resultados são alcançados com uma abordagem personalizada e integral.

 

Saúde é o bem estar físico, mental e social, conforme definição da Organização Mundial de Saúde. Eu não poderia oferecer saúde apenas prescrevendo remédios, sem investigar e tratar as causas dos problemas, sabendo que em muitas situações o estilo de vida do paciente era fator determinante da sua condição clínica.

Foi então que, após a residência médica, fui buscar mais respostas para minhas inquietações, acabei encontrando muito conhecimento baseado em evidências científicas e muito bem consolidado, fora do país, por exemplo, no American College of Lifestyle Medicine (Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida) e na Harvard Medical School. Além disso, busquei melhorar a compreensão sobre epigenética, nutrigenética e nutrigenômica.

 

Pude observar que nem sempre a genética é destino, pois é possível expressar ou silenciar os nossos genes (inclusive os envolvidos com diversas doenças), através do nosso estilo de vida.

Todo o programa de cuidado personalizado que eu desenvolvi foi baseado na união dos conhecimentos da Medicina Interna e dos modelos do American College of Lifestyle Medicine.

Esse programa surgiu da necessidade que os pacientes tinham de serem tratados como uma "unidade indivisível".

 

Busquei, então, uma abordagem atual, avançada e personalizada, visando prevenção, diagnóstico e tratamento.

O foco deixa de ser centrado apenas na doença (ou em uma parte do corpo) e passa a ser na pessoa em sua totalidade, para que o  paciente alcance o equilíbrio da saúde e qualidade de vida.

Os meus pacientes não são avaliados apenas pelos sinais/sintomas. Avalio, além de toda a sintomatologia, os quatro pilares do Movimento da Medicina do Estilo de Vida: Micro/Macronutrientes, Gerenciamento do sono/estresse,  Atividade Física e Relação com o Meio.

 

Muitas doenças, que antes eram consideradas de idosos, estão se instalando mais ceddevido ao estilo de vida, poluição  ambiental e o contato diário com toxinas. Dessa forma, tento identificar as causas de diversos problemas de saúde.

É muito comum que um médico diga a um paciente para reduzir o estresse, para comer melhor ou conseguir mais equilíbrio. No entanto, muitas pessoas até querem, mas não sabem como, ou ainda, não mantém as mudanças a longo prazo. 

 

O Programa de Acompanhamento para um Novo Estilo de Vida da Drª Ivia Magalhães, literalmente, ensina aos pacientes  como fazer essa mudanças.

O tratamento é preditivo, preventivo, personalizado e participativo.

 

Minha maior missão é gerar bem estar na vida dos meus pacientes, usando a Medicina Interna, ferramentas do Movimento da Medicina do Estilo de Vida, epigenética, nutrigenética e nutrigenômica

O "segredo" está no  bem estar físico, mental e social dos meus pacientes

Av. Tancredo Neves, 2915, CEO Salvador Shopping, Torre Nova Iorque, sala 1702 - Caminho das Árvores - Salvador, BA, Brasil - 41820-021

Drª. Ivia Magalhães

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 por Ivia Magalhães.