top of page
  • Foto do escritorDrª Ivia Magalhães

Vitamina D e Diabetes Mellitus Tipo 2

O impacto da vitamina D no diabetes mellitus tipo 2 ainda não é totalmente claro, mas alguns estudos mostraram que a vitamina D pode corrigir a função das células β pancreáticas prejudicadas e a resistência à insulina pela regulação da homeostase de cálcio e fósforo e expressão do gene do receptor de insulina.

Ensaio clínico recentemente publicado na revista Gene sugeriu que pode haver associação entre o nível sérico da vitamina D e do polimorfismo do gene da proteína de ligação à vitamina D com o desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2

Nesse estudo foram coletadas amostras de sangue de 104 pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus tipo 2 e 107 voluntários saudáveis. A análise genética do gene da proteína ligante de vitamina D foi realizada por meio da reação em cadeia da polimerase (PCR). _ Sugere-se que se o gene for mutado, a vitamina D será diminuída nos tecidos, apesar de uma exposição adequada ao sol ou suplementação suficiente. Assim, a variação desse gene pode alterar uma série de formas ativas de vitamina D.

O estudo sugere fortemente que pode haver associação de vitamina D e polimorfismos do gene da proteína de ligação à vitamina D com a ocorrência de diabetes mellitus tipo 2. Recebo muitos paciente suplementando vitamina D sem orientação médica, simplesmente por ouvir falar que é boa. Sim, tem diversos benefícios mas é necessário sempre analisar cada caso de forma individualizada. A dose deve ser prescrita de acordo com a sua necessidade e é baseada em alguns parâmetros. Quando o seu carro quebra você procura o mecânico ou tenta resolver sozinho? Por qual motivo com a sua saúde você faz tudo que ouve por aí? Procure ajuda profissional sempre. A medicina está cada dia mais personalizada e é sua aliada.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page