top of page
  • Foto do escritorDrª Ivia Magalhães

Síndrome do intestino irritável e alergias


Diversos trabalhos científicos demonstraram a relação entre alteração da permeabilidade intestinal ( visão da saúde funcional) e diversa doenças, entre elas, doença auto-imune,alergias, enxaqueca, doenças inflamatórias, síndrome do intestino irritável, entre outras. Por isso não podemos tratar as partes, sem avaliar o todo. Tudo está relacionado. Trabalhos publicados neste ano de 2018, buscam relacionar alergias com síndrome do intestino irritável.

➡Alguns pesquisadores observaram que a doença atópica (eczema, asma, rinite, alergia ao pólen…) tem sido vista como uma comorbidade comum nos pacientes com sindrome do intestino irritável, aumentando a carga dos sintomas da SII.

➡Em um trabalho publicado em junho de 2018 ( Neurogastroenterol Motil. 2018 Jun 1:e13379.), foi avaliada a prevalência de atopia em pacientes com síndrome do intestino irritável em comparação ao controle ( pessoas sem a síndrome). Ainda no mesmo trabalho, os pesquisadores buscaram avaliar se a alergia e os níveis aumentados de IgE estavam relacionados com o aumento dos sintomas da SII.

➡Foram dosados níveis de IgE total e específico no soro e aplicados questionários avaliando a presença de doença atópica (asma, rinoconjuntivite, alergia ao pólen, eczema...), sintomas gastrointestinais, intolerância alimentar, sintomas somáticos e psicológicos.

Eles concluíram que a presença de doença atópica na SII está associada ao auto-relato de intolerância alimentar e gravidade dos sintomas somáticos.

➡Um outro estudo prospectivo publicado em janeiro de 2018 ( Ann Allergy Asthma Immunol. 2008 Jan;100(1):49-53.) demonstrou que adultos com sintomas atópicos (alergias) apresentam uma alta incidência de síndrome do intestino irritável, sugerindo uma ligação entre atopia e SII.

Embora mais estudos são necessários para avaliar a relação da síndrome do intestino irritável com atopia, já é bem estabelecido que a alteração da microbiota intestinal e da permeabilidade intestinal, podem levar a prejuízos no Sistema Imune. Não é por qualquer motivo que muitos pacientes melhoram os quadros de alergias de repetição e reduzem de forma significativa o uso de corticoides e anti-histamínicos. É só alimentação? Óbvio que não. Alimentação é apenas um dos passos do tratamento. O outro passo é melhorar toda a permeabilidade intestinal com estratégias personalizadas e individualizadas.

Se não olharmos o todo, jamais vamos melhorar as partes.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page