top of page
  • Foto do escritorDrª Ivia Magalhães

Síndrome do Intestino Irritável Como a conexão do intestino com o cérebro pode influenciar?

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma desordem gastrointestinal funcional (ausência de causa orgânica) caracterizada por dor, desconforto abdominal e alterações do hábito intestinal. Sensações de distensão e defecação desordenada (às vezes alterna diarreia / constipação) são características geralmente associadas. A pessoa pode apresentar também epigastralgia (dor no estômago), náuseas, fadiga, piora dos sintomas com o estresse. Fatores que influenciam negativamente a vida do paciente. Atrapalha trabalho e a rotina. Ao contrário dos que muitos pensam NÃO É FRESCURA.

Pode coexistir sintomas psicológicos 👉🏻 Ansiedade👉🏻 Depressão 👉🏻 Somatização 👉🏻 Medos relacionados ao sintomas No passado se achava que a síndrome era apenas de origem emocional mas o intestino já é considerado o segundo cérebro.80% da serotonina, hormônio relacionado com o bem estar é produzido no intestino. Então o intestino tem relação com o bem estar emocional de cada um de nós. E é preciso que ele esteja equilibrado para alcançarmos os efeitos desejados.

Quando os pacientes chegam no meu consultório é muito comum uma situação de “desespero” porque já retiraram o glúten e a lactose! Calma, gente! Não é bem assim! Não quer dizer que o problema esteja no glúten ou na lactose! Sempre é necessário a avaliação médica para diagnosticar e entender o SEU caso! Muitas doenças tem sintomas bem similares e o médico é capaz de diferenciar.

Primeiro precisamos “ arrumar a casa” (o seu corpo) para que aquele “território biológico “ fique pronto para receber tudo de bom que pode ser oferecido. Precisamos corrigir sua barreira intestinal, sua flora bacteriana ( com as cepas adequadas) e muitos outros detalhes. Além disso, sugiro a dieta Fodmaps (prescrita por nutricionista)Não adianta retirar tudo da sua alimentação (ou fazer só a dieta Fodmaps) se uma parte do seu corpo não está trabalhando de forma organizada, ok?

Ter esses sintomas e não ter uma causa “orgânica” esclarecida não quer dizer que você “não tem nada”, que “é frescura” ou que “é coisa da sua cabeça”.Então cuidamos do intestino e paralelamente do emocional.

Se você não tiver o intestino saudável, a depender do caso, muito provavelmente suas emoções também não vão estar! Então não adianta meditação,ioga, respiração, se o seu intestino não está equilibrado e o contrário também é verdadeiro! Lembre-se que tudo está conectado!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page