• Drª Ivia Magalhães

Microbiota Intestinal x Doenças

Diversos estudos têm demonstrado a importância de uma microbiota intestinal saudável. É provável que exista uma relação da disbiose (alteração da microbiota intestinal) com diversas doenças.

Um estudo publicado no Arq. Bras Endocrinol Metab 2014, relata a relevância do conhecimento sobre o papel de fatores ou padrões alimentares na composição da microbiota, assim como a relação com os mecanismos fisiopatológicos de doenças crônicas não transmissíveis. Um estudo publicado na “ Nature Review Cardiology” em 2016, demonstrou uma possível associação entre microbiota intestinal e aterosclerose. A colina e L -carnitina (carnes), quando degradadas pela microbiota intestinal,levam a uma maior oferta de trimetialmina (TMA) no lúmen intestinal. A FMO transforma a TMA em Óxido de Trimetialmina (TMAO). _ Os níveis elevados de TMAO se relacionam com o risco cardiovascular aumentado, devido a diminuição de enzimas envolvidas no transporte reverso de colesterol e síntese de ácidos biliares, além do aumento da expressão de citocinas inflamatórias. Em meta-análise do European Heart Journal, os autores avaliaram mais de 26000 indivíduos e concluíram que há correlação positiva entre aumento do TMAO e risco de doença cardiovascular.

O uso de probióticos e uma boa alimentação (mais rica em proteínas vegetais), aumenta a produção de ácidos graxos de cadeia curta, melhora a barreira intestinal. Quando há mais consumo de proteína animal aumenta a síntese de TMAO e diminui a produção de ácidos graxos de cadeia curta.

Foi identificado a relação entre microbiota intestinal e mecanismos que podem favorecer a saúde ou a doença.

O uso de pré e probióticos (prescritos e selecionados por um profissional de saúde) pode ser usado de uma maneira Terapêutica (a depender da doença) ou preventiva. Procure orientação profissional.

Aquela antiga conversa que os exames estão normais mas o paciente sente muitas “coisas”. Pode ser sim,que tenha algo a mais. Hipocrátes, o pai da medicina, tem uma famosa frase que diz: todas as doenças começam no intestino. Pode ser que ele, mais uma vez, tenha razão.

Av. Tancredo Neves, 2915, CEO Salvador Shopping, Torre Nova Iorque, sala 1702 - Caminho das Árvores - Salvador, BA, Brasil - 41820-021

Rua Doutor Nicolau de Sousa Queiroz, 177 - Vila Mariana - São Paulo / SP

Drª. Ivia Magalhães

Médica

CRMBA: 25830/ RQE: 15596

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 por Ivia Magalhães.