top of page
  • Foto do escritorDrª Ivia Magalhães

10 medidas para não deixar o trabalho atrapalhar a sua qualidade de vida

Como médica, atendo muitos pacientes com dificuldades para manter uma vida saudável diante da sua rotina no trabalho. Sempre apresento a eles soluções para alguns desses problemas.


Selecionei algumas dessas medidas para compartilhar com vocês. Incorporando isso na sua rotina de trabalho, você conseguirá melhorar sua qualidade de vida e alcançará mais produtividade.


1 - Ao chegar no seu trabalho, estacione um pouco mais distante e caminhe mais até o seu trabalho.


2 - Utilize mais as escadas. Se o andar do seu prédio ou do seu trabalho for muito alto, pare o elevador pelo menos 2 andares antes do seu destino e suba de escadas. Ao longo da semana, isso vai fazer muita diferença. Defina uma meta e sempre tente melhorar a cada dia.


3 - Verifique se o lugar onde fica sentado trabalhando está adequado e confortável. Analise o encosto, ajuste a altura da cadeira, mantenha as costas eretas, deixe os ombros relaxados e evite que seus punhos fiquem dobrados.


4 - Pelo menos, a cada hora, ande um pouco e faça alongamentos. Além de aliviar a tensão momentânea, isso evitará problemas de saúde futuros.


5 - Durante a sua jornada de trabalho, pare e se concentre na sua respiração. Um minuto pela manhã e 1 minuto no período da tarde. Apenas o fato de respirar profundamente acalma a mente e melhora a concentração.


6 - No seu trabalho, se precisa se comunicar com um colega da sala ao lado, levante-se da sua mesa e vá ao seu colega. Não utilize o telefone para se comunicar com um colega que trabalha ao lado. Isso já irá fazer com que você caminhe um pouco.

7 - No lanche, tente levar um alimento mais saudável. Você pode optar, por exemplo por frutas cortadas e, se nāo tiver alergias, pode consumir, também, nozes, amêndoas, castanhas e/ou amendoins. Isso evitará que tenha vontade de comer alimentos mais gordurosas, muitas vezes levados pelo colega. Tente estimulá-los a adotar esse hábito.


8 - Ter um planejamento é importante para a sua saúde. Se você tem o costume de almoçar fora, caso não existam locais com comidas saudáveis, leve a sua marmita ou peça um pouco antes em algum lugar saudável. Se não tiver como preparar, busque locais que vendam alimentos mais saudáveis e peça um pouco antes. Isso evitará que você coma de forma inadequada. Sem falar que pode ser bem mais econômico.


9 - Evite o consumo de bebidas (sucos, refrigerantes, entre outras) junto com as refeições. Essa ingestão de líquidos acaba prejudicando o processo digestivo, o que pode lhe causar indisposição e atrapalhar sua produtividade.


10 - Evite comer doces após o almoço. Você se sentirá com menos sono e mais produtivo no turno da tarde. Substitua por chás.


Bônus - Evite o cafezinho após às 15h, porque seu consumo pode impactar negativamente na qualidade do seu sono.


Essas medidas vão proporcionar uma melhoria na sua rotina, tornando você mais ativo no seu dia-a-dia e ainda mais produtivo. Sem esquecer do melhor de tudo, isso vai melhorar sua qualidade de vida dentro e fora do trabalho.



0 comentário
bottom of page