top of page
  • Foto do escritorDrª Ivia Magalhães

Intestino saudável, cérebro feliz

➡Diversos estudos demonstraram que o uso de probióticos podem ser benéficos na Síndrome do Intestino Irritável, porém ainda vem sendo estudado os benefícios nos transtornos de ansiedade/ depressão que podem ser frequentes em pacientes da Síndrome do Intestino Irritável.


➡Foi publicado recentemente (Gastroenterology.2017 Aug;153(2):448-459.e8 ) um estudo randomizado, duplo-cego controlado por placebo com 44 adultos para avaliar os efeitos do Bifidobacterium longum na ansiedade e depressão em pacientes com Síndrome do Intestino Irritável.

Foram utilizados questionários validados e foram avaliados os padrões de ativação cerebral, microbiota fecal , perfis metabólicos de urina, marcadores séricos de inflamação e neurotransmissores.


➡O estudo concluiu que os pacientes que utilizaram o Bifidobacterium longum reduziram respostas a estímulos emocionais negativos em comparação com o placebo. O bifidobacterium longum, nesse estudo reduziu os escores de depressão , mas não os de ansiedade, e aumentou a qualidade de vida em paciente com síndrome do intestino irritável. As melhorias, ainda segundo o estudo, foram associadas a mudanças nos padrões de ativação cerebral, o que indica que este probióticos reduzem a atividade límbica.


➡Mais estudos são necessários mas vemos cada vez mais a importância do intestino para diversas condições de saúde. Infelizmente uma área ainda pouco abordada na medicina convencional.


O ideal é que seja prescrito por um profissional habilitado e avaliando a individualidade bioquímica de cada paciente. Entenda que os probióticos, sem mudança do estilo de vida, em muitos contextos, não vao alcançar os benefícios desejados. Você também é o responsável por uma flora intestinal saudável.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page