top of page
  • Foto do escritorDrª Ivia Magalhães

Inimigos invisíveis da sua saúde

Os estudos afirmam que produtos quimicos encontrados no meio ambiente, que são nocivos às plantas e animais também influenciam de forma significativa na saúde humana. Então se você acha que as lutas para melhoria das condições do meio ambiente não interferem na SUA vida, afirmo com convicção que sim. No ar que você respira, no alimento que você come, nos produtos que você usa no seu corpo.

Desreguladores Endócrinos ou Disruptores Endócrinos são substâncias exógenas que alteram uma ou varias funções dos sistemas endócrinos e tem consequências para o organismo humano.

Xenoestrogenos são substâncias químicas de origem exógena, consideradas disruptores endócrinos. Tem estrutura não esteroide e ação semelhantes ao estrogênio. Alguns estudos evidenciaram que a exposição a esses agentes poderia estar relacionado ao aumento dos índices de câncer de mama, síndrome do ovário policístico, dificuldade de perda de peso, puberdade precoce, diminuição da fertilidade e até alteração quantitativa de espermatozóides. Onde podem ser encontradas essas substâncias? 👉🏻 Maquiagem (Sim, maquiagem) 👉🏻 Perfumes, sabonetes 👉🏻 Embalagens plásticas principalmente quando aquecidas (o motivo que muitos condenam o café quente em copo plástico) 👉🏻 Latas 👉🏻 Agrotóxicos Como melhorar ou evitar a ação desses componentes no organismo:

Consumir mais alimentos orgânicos

Evitar aquecer alimentos em Plásticos.

Cuidado com o teflon presente nas panelas

Preferir os desodorantes mais naturais

Priorizar maquiagem livre desses produtos ou tentar não utilizar todos os dias.

Não beber a água que você esqueceu no carro em recipiente plástico

Mantendo-se hidratado

Uma alimentação menos inflamatória.

Há substâncias que não temos como evitar mas há outras que, com informações, somos capazes de trocar e fazer boas escolhas.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page