A endometriose é definida como presença de tecido endometrial em localização fora da cavidade uterina. A patogênese da endometriose é multifatorial, incluindo tecido endométrio ectópico, imunidade alterada, proliferação celular desequilibrada, apoptose, sinalização endócrina aberrante e fatores genéticos. (Hum Reprod Update 2014; 20:70)
Os principais sintomas são:
cólicas mais intensas
dor durante a relação sexual
dor pélvica
infertilidade.
_
Além de todo o tratamento clínico e cirúrgico para endometriose, a ciências avança com outras opções terapêuticas.
_
O consumo de óleo de peixe tem sido associado à melhora dos sintomas em estudos de mulheres com dismenorréia primária (Cochrane Database Syst Rev. 2001).
_
Calor local para alivio da dor (J Reprod Med 2004; 49:739)
_
Um MENOR risco de desenvolver endometriose foi associado a uma alta ingestão de vegetais e frutas verdes. Um risco AUMENTADO com a ingestão de CARNE bovina ou outra carne vermelha ou presunto (Hum Reprod 2004; 19:1755.)
_
É interessante reduzir refinados, açúcar, refrigerante, gordura hidrogenada, e em alguns casos, o glúten. Essa é uma das abordagens que realizo no meu consultório com a equipe de nutrição.
_
Minhas pacientes são orientaras sobre os disruptores endócrinos e redução da exposição. É muito importante que elas reconheçam a existência e diminuam a exposição.
_
Alguns estudos observaram melhoria da dor em pacientes em uso de vitamina E, B1 e B6 (BJOG 2001; 108:1181; BJOG 2005; 112:466.)
_
Acupuntura foi também evidenciada como forma de alívio da dor(Syst Rev. 2016;4:CD007854).
_
Como há várias teorias envolvidas na endometriose: teoria do refluxo menstrual (mais aceita), imunológica, iatrogenia, entre outras. É interessante que o paciente entenda que apenas remédios, em muitos casos, não vão resolver o problema. É importante melhorar o perfil inflamatório e que há outras abordagens que podem auxiliar.
_
Procure ajuda profissional sempre para o diagnóstico adequado. Dentro do que é bom para todos há o que é excelente para você e o que não é tão bom assim. Somos únicos e com respostas diferentes.
Comments