Drª Ivia Magalhães

1 de jan de 20182 min

Qual a relação do glúten com a permeabilidade intestinal?

O consumo de glúten tem causado polêmica nos últimos anos. Muitos estudos estão mostrando que, de fato, ele pode atuar como “gatilho” para o desenvolvimento de doenças.
 
-
 
Aí você pensa: “Minha avó sempre comeu glúten e não teve problema. Isso deve ser frescura de hoje em dia”.
 
_

Será mesmo?
 
_
 
Nos últimos 40 anos o consumo médio de trigo mais que dobrou (⬆️proporcionalmente), e veio associado a uma⬇️ diminuição do consumo de alimentos saudáveis. O trigo do passado não é o mesmo de hoje. O glúten é a combinação de gliadina e glutenina que servem para dar elasticidade nas massas. Nossos avós não consumiam a quantidade de glúten que consumimos hoje e viviam de um jeito mais saudável. Coincidência ou não, as doenças crônicas não transmissíveis só aumentam... Ainda nem citei as autoimunes.
 
Lógico que o glúten não é o culpado por todos os problemas. São vários fatores associados. Muitas doenças estão relacionadas a componentes genéticos e a fatores ambientais, que podem ser o gatilho para o seu desenvolvimento.
 
_
 
Algumas doenças autoimunes e inflamatórias estão relacionadas a permeabilidade intestinal, que é o que pode permitir a passagem de antígenos tóxicos e o desencadeamento de diversas doenças.
 
_
 
Um grupo de pesquisadores da Maryland School of Medicine, nos EUA, descobriu uma proteína chamada de Zonulina, que regula a permeabilidade intestinal.
 
_
 
A ligação da Gliadina (presente no Glúten) aos receptores de membrana das células do intestino ativa a síntese endógena de Zonulina, possibilitando a alteração da permeabilidade intestinal e consequentemente desencadeando uma resposta inflamatória.
 
_

É necessário diferenciar a hipersensibilidade, a intolerância e a alergia alimentar.
 
_
 
Há pessoas que acham que tudo é modismo, usando esse pensamento como desculpa para a manutenção dos seus hábitos de vida nada saudáveis. Eu adoraria dizer que tudo isso é modismo e continuar me enchendo de bolos.Mas os estudos e os os resultados na vida dos pacientes não podem negar.
 
_
 
Tem que parar de comer glúten para sempre? Só um profissional qualificado pode avaliar e dar a resposta para o seu caso!

    0